Saturday, August 19, 2006

INTERVALO

(TR)

Thursday, August 17, 2006

Será a Rússia o nosso pirómano?

São anos e anos de governos de PS e PSD a sacudir as culpas, a trocar acusações, a fazer estatísticas, a chegar a conclusões, a dizer que vão tomar medidas, a anunciar medidas, a gastar dinheiro, a caçar pirómanos dementes, a comprar equipamento, a criar equipas, a alertar as povoações, etc.. É mais do mesmo, o país sucumbe em chamas vários Verões seguidos, os noticiários sucumbem nas chamas de Agosto.

O Ministro António Costa decidiu festejar antes da festa. Que o seu plano estava a dar frutos, anunciou. Dias depois, sem alternativa passa a admitir que as coisas não estavam a correr como definido no plano por culpa dos outros, naturalmente. Os outros naturalmente, não interessa quem são, naturalmente, interessa é que existem, naturalmente. E quem não vê isto, não vê nada. Ou seja, logo se vê... E então é o que se vê, afinal não era bem aquilo que queria dizer, afinal o Ministro da Agricultura acha que o Ministro António Costa tem razão, etc, etc, e graças a deus veio a chuva...

Até agora só sabemos que a Rússia tem um sentido de oportunidade indesmentível. Perante a calamidade nacional, ofereceu-se para colaborar, aproveitando para saldar a sua antiga dívida a Portugal com hidroaviões. Não um. Não dois. Não três, mas quatro hidroaviões e adeus a 90% da dívida. Hidroaviões que, obviamente, não vão fazer falta nenhuma nos próximos anos, porque infelizmente já ardeu tudo o que se previa poder arder e mesmo o que (dizem os entendidos) era impensável arder.

Wednesday, August 16, 2006

ilusões

(TR)

Lamento

mas activei a função Word Verification temporariamente por causa de uns comentários estranhos, que são spam seguramente. :-(

Tuesday, August 15, 2006

Uma metáfora e uma ironia


(TR)

E o inimaginável aconteceu

Juro que assisti aos dois fenómenos em simultâneo. A separá-los poucos metros, talvez um ou dois km em linha recta. Desde o ponto em que me encontrava observava à minha direita, um fogo que do chão se elevava em direcção ao céu e centenas de bombeiros que apagavam incansáveis, já esgotados um incêndio que teimava em reacender-se a cada dia, atingia proporções gigantescas e ameaçava populações; à minha esquerda observa um fogo que caia do céu, lágrimas incandescentes de mil cores, explosões de luz ou apenas foguetes, sim, foguetes para festejar uma Nossa Senhora qualquer. Fogo e fogo ali, lado a lado. Fogo contra fogo ali, lado a lado. Não faço a menor ideia se os foguetes eram inofensivos; tenho apenas a certeza de que foram inquestionavelmente ofensivos. Pela primeira vez, dei comigo a pedir a um deus qualquer que fosse misericordioso e lançasse um rocket qualquer sobre aquele fogo santo.

Esperamos que não seja

uma resolução para dar novo impulso à guerra.... * * *

Friday, August 11, 2006

Estrela da Tarde

(TR)

Era a tarde mais longa de todas as tardes que me acontecia

Eu esperava por ti, tu não vinhas, tardavas e eu entardecia
Era tarde, tão tarde, que a boca tardando-lhe o beijo morria.
Quando à boca da noite surgiste na tarde qual rosa tardia
Quando nós nos olhámos, tardámos no beijo que a boca pedia
e na tarde ficámos, unidos, ardendo na luz que morria
Em nós dois nessa tarde em que tanto tardaste o sol amanhecia
Era tarde demais para haver outra noite, para haver outro dia.

Ary dos Santos, 1937

O jogo do gato

(TR)

Thursday, August 10, 2006

Desejo privado

(TR)

que o Verão acabe depressa....

70% é o ideal... mas não é o real

Uns estão por aí de férias, outros estão a ver futebol, outros a sair de casa na esperança de uma brisa consoladora ao fim do dia...

Bufos? Vá ao Continente!

Sim, Senhor Primeiro Ministro

"Sócrates presenteia Lula com promessa de 6500 legalizações"
e
"Criminalidade violenta cresceu 10 por cento no primeiro semestre
(...)
A maioria destes crimes terá sido cometida por estrangeiros que se encontram em situação irregular no país, sendo que uma boa parte deles é proveniente da América do Sul. (...)"

Duas notícias da edição impressa do Jornal Público, 10 de Agosto

Post Privado

Recebi esta semana um mail de uma pessoa a pedir-me fotografias sobre um determinado tema. Hoje, agora mesmo, quando as procurava, dei-me conta que ontem aproveitando a disponibilidade de Agosto fiz uma limpeza aos mails e apaguei o que continha este pedido, eliminando o contacto. Se a pessoa continuar interessada e vir este post, agradeço que me reenvie o e-mail com o pedido.

Wednesday, August 09, 2006

Transeuntes

(TR)
PS.:Rua do Carmo

Quem sabe à espera de Godot...

(TR)

PS: Eu também lá estava e esperei algum tempo, mas desisti...

Tuesday, August 08, 2006

variações sobre a cor do céu

(TR)

Eternos excertos (2)

Como resposta a alguns pedidos, aqui fica mais um texto do autor que prometi revelar no anterior post "Eternos Excertos"
Na verdade já o JC tinha descoberto e revelado o nome do autor do excerto que escolhi num comentário. Trata-se de Herberto Helder em "Passos em Volta".
Este pequeno texto de hoje não é a continuação do anterior, mas sim outro, integral. Espero que não se importem.


Teoria das cores


Era uma vez um pintor que tinha um aquário com um peixe vermelho. Vivia o peixe tranquilamente acompanhado pela sua cor vermelha até que principiou a tornar-se negro a partir de dentro, um nó preto atrás da cor encarnada. O nó desenvolvia-se alastrando e tomando conta de todo o peixe. Por fora de aquário o pintor assistia surpreendido ao aparecimento do novo peixe.


O problema do artista era que, obrigado a interromper o quadro onde estava a chegar o vermelho do peixe, não sabia que fazer da cor preta que ele agora lhe ensinava. Os elementos do problema constituíam-se na observação dos factos e punham-se por esta ordem: peixe, vermelho, pintor - sendo o vermelho o nexo entre o peixe e o quadro através do pintor. O preto formava a insídia do real e abria um abismo na primitiva fidelidade do pintor.


Ao meditar sobre as razões da mudança exactamente quando assentava na sua fidelidade, o pintor supôs que o peixe, efectuando um número de mágica, mostrava que existia apenas uma lei abrangendo tanto o mundo das coisas como o da imaginação. Era a lei da metamorfose.

Compreendida esta espécie de fidelidade, o artista pintou um peixe amarelo.

FIM
Herberto Helder, em "Passos em Volta"

Monday, August 07, 2006

Assalto

Será que há conquilhas na América Latina?



Recados

(TR)

Paciência...

(TR)

A espera...

(TR)

Fast Post (3)

Colecção Berardo: Trata-se para mim de uma das mais belas colecções de arte que eu já vi. Temos tido a feliz oportunidade de ouvir recentemente o senhor Berardo falar da sua colecção a propósito da recente criação da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea-Colecção Berardo e das dúvidas levantadas pelo Presidente da República relativamente ao acordo celebrado entre ele, Comendador José Berardo, e o Estado Português.
Questão: algum cidadão excepto o Presidente da República e outros implicados no processo tem acesso ao acordo? Onde? Como?

Fast Post (2)

Chamar-lhe-ia "Ilusão Americana": George W. Bush insiste em alimentar o seu sonho hipócrita, criando em forma de acordos a ilusão de uma sincera e infinita boa vontade e bondade em ajudar os regimes inimigos.

Fast Post (1)

O país arde feroz e velozmente...como sempre. Um tragédia horrenda. Somos um país com um preocupante número de perturbados psíquicos obsessivos.

Thursday, August 03, 2006

Perfect works


"I used to be somebody else...but I traded myself in. "

O "World Record" do mau gosto

(Fotografia retirada do site da Unicef)

Malnutrition increases dramatically, and kills most rapidly, in emergencies. Most children do not die due to conflicts or natural disasters themselves, but rather to resulting food shortages, lack of safe water, inadequate health care, and poor sanitation and hygiene. The vast majority of children succumb to measles, diarrhoea, respiratory infections and severe malnutrition. (...)"

Este é um excerto de um dos muitos textos que podemos ler no site da Unicef. Enquanto isto, num cantinho sossegado do mundo à beira mar plantado há homens bem nutridos que se divertem ASSIM


Wednesday, August 02, 2006

E outra vez Lisboa...



(TR)
...vista do rio.

Verbos de um fim de tarde

Chegar. Brincar. Perguntar. Ver. Falar. Ler. Jantar. Rebolar. Olhar. Folhear. Cantar. Sentar. Correr. Telefonar. Blogar. Navegar. Regar. ...


Gosto desta dúvida do infinitivo...

Tuesday, August 01, 2006

Eu creio, tu crês e eles acreditam

Leio na TSF Online o seguinte: "Em conferência de imprensa, o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, afirmou que os EUA acreditam «que o povo cubano deseja e esta sedento de democracia e se tiverem oportunidade vão eleger um Governo democrático»".

Ainda Fidel Castro está vivo e já tratam do país dele, como se ele estivesse morto. Fidel Castro, se não morre rapidamente da doença, morre de ataque cardíaco. Prontos para participar em mais uma transição democrática à força, "os EUA acreditam ...".

Mas a real questão que se coloca é: E quem acredita nos EUA?