Sunday, May 14, 2006

O problema do dia

Isto que se vê aqui a amarelo é uma UNIvolt, PC-606, 35mm, free focus, sem qualquer rolo fotográfico. É nem mais nem menos do que a máquina fotográfica inseparável da Sofia sempre que vamos passear.

(TR)

E não, não fui eu que lha comprei. Um dia, de manhã cedo a caminho da escola da Sofia, o dono de uma loja de material eléctrico de uma rua transversal à nossa, por onde passamos diariamente, perguntou à Sofia se a mãe já lhe tinha comprado uma máquina fotográfica. Ela responde que não. Ele pede para esperar, entra na loja e quando volta, traz na mão esta maravilha embrulhada. Era um presente para a Sofia. A Sofia ficou absolutamente radiante. Talvez por se tratar de uma surpresa completamente inesperada, creio ter-se tratado também de um dos presentes mais importantes da vida dela, até ao momento. Desde essa altura que a Sofia é a minha inseparável companhia nos meus passeios para fotografar. A máquina dela nunca viu um rolo fotográfico, complemento cuja existência ela desconhece. Desde há algum tempo, há uma queixa esporádica: não ter visor para ver as fotografias que tira, contudo este irremediável defeito da sua Univolt é compensado com umas olhadelas no monitor da minha máquina às minhas fotografias, que frequentemente são as mesmas que ela tira e sente-se contente com isso. Nunca lhe conheci qualquer outra queixa. A máquina é leve, cai e não parte, bate em todos os lados e nada lhe acontece e é amarela, fácil de encontrar quando não sabe onde a deixou. Para a Sofia o maravilhoso prazer em fotografar está em olhar pelo visor, conseguir enquadrar, pressionar o botão e ouvir o disparo que anuncia que acabamos de tirar uma fotografia.
Hoje, fomos fazer um passeio que andava a planear fazer há algum tempo, fomos visitar a Tapada de Mafra. Duas interessantes horas de comboio a ver veados, javalis, águias, etc. A Sofia, sempre a disparar em todas as direcções, a dada altura olha-me muito séria e diz-me o seguinte:

- Mamã, quero uma máquina digital!
- (????) O que é uma máquina digital, Sofia?
- É com isto de se ver a fotografia, que tu tens na tua! (e aponta o monitor)
- ....

7 Comments:

Blogger K. said...

Eheheheh... resumindo, estás tramada!

7:20 PM  
Blogger rps said...

Boa, Sofia!

8:57 PM  
Blogger Sinapse said...

... merece uma digital, hein?! ;))

10:06 PM  
Blogger patchouly said...

Esperta, a sofia!

10:53 PM  
Blogger Art&Tal said...

ande lá nao seja forreta..

sofia estou contigo faz uma manif e eu lá vou

6:57 AM  
Blogger Woman Once a Bird said...

Fabulosa. A narração e a Sofia.

2:07 PM  
Blogger Lourenço Viana said...

Tudo com a Sofia! Hahahah... Genial! Os dias chegam sempre.
Que discurso! Excelente.

5:01 PM  

Post a Comment

<< Home