Monday, May 15, 2006

Obsessões...

(TR)

Em “Escadas e metafísica”, lê-se: “Quando voltei a Lisboa já não queria ir para a pensão. Estava farto de empregados do comércio e funcionários públicos. Apetecia-me ficar só. Comer aqui e ali em pequenas restaurantes e, no quarto, à noite, fumar um cigarro à janela, folhear um tratado de arqueologia. Não sentir ninguém nem falar nem me ver obrigado à condescendência ou à fraternidade. Sou um neurótico, vê-se logo. Um egoísta. Deixem-me. Não vou amar o mundo. (...)”.


Herberto Helder

5 Comments:

Blogger Art&Tal said...

vou acabar os meus dias assim.
trincam-me a paciencia os perguntadores.
licores, livros, livrarias e amantes sao assunto meu.
já nao suporto ciumentos e
compiladores de comentarios.

...good god!

6:08 AM  
Blogger croqui said...

Esse sentimente terá sido uma apenas uma fase?!
Porque no fundo acho que todos nos identificamos com a personagem! Todos nós somos uns "neuróticos passivos" e temos comportamentos obssessivos que por vezes se revelam... e vem a vontade de estar só, e resta-nos ficar com as nossas coisas, os nossos pensamentos ou a ausência deles...

11:21 AM  
Blogger Sinapse said...

Deixem-me. Não vou amar o mundo.

... nós todos, rodeados de nós mesmos, embarramos uns nos outros, cansamo-nos tanto uns aos outros, fartamo-nos tanto de nós mesmos ...

... deixem-me ser!

11:23 AM  
Blogger Lourenço Viana said...

E então. Assim é que somos. E às vezes precisamos de ar um pontapé nas coisas. Corremos o risco de não as conseguir levantar de novo. Mas é um risco que precisamos de correr. Eu, pelo menos, corro-o, às vezes.

5:26 PM  
Blogger JC said...

"Apetecia-me ficar só..."


Ser simplesmente.

7:09 PM  

Post a Comment

<< Home