Tuesday, July 04, 2006

As causas da causa

Acordo, ligo o rádio, sintonizo na TSF e oiço um anúncio da Santa Casa da Misericórdia, mais uma vez. Ando algo espantada com tão elaborado anúncio, confesso. Parece um anúncio de promoção de uma grande empresa. E é, não é?... O anúncio da rádio, é no texto e no som semelhante ao que tenho visto na televisão, cuja imagem identifico também em cartazes espalhados por toda a cidade de Lisboa. Na TV, trata-se de um longo e bonito filme, que passa uma série de vezes e que diz que a Santa Casa anda há séculos a ajudar os desfavorecidos. Para simbolizar os desfavorecidos o anúncio mostra um amputado, escolha que não me parece nada acertada. Mas, o que eu não percebo é o objectivo de tão longo, elaborado e persistente investimento publicitário.

6 Comments:

Blogger hfm said...

...e não é mesmo uma empresa? ;)

9:55 AM  
Blogger RichardCooper said...

Isso so acontece porque a empresa da lucro, e no nosso pais ate as "empresas" de caridade tem escedentes para publicidade!

2:19 PM  
Blogger Dinamene said...

Da análise simbológica (iconológica e iconográfica) dos próprios anúncios, o que ressalta da tipologia imagética, e de imediato, é isto: há 500 anos, CARIDADE; hoje, DIREITOS. A "Santa Casa" continua na mesma, e outra coisa não seria de esperar com quem dirige e tem dirigido a "pia" instituição. A propósito de "pia", seria interessante fazer um cf. entre esta (SC) e o "Monte Pio".

2:27 PM  
Blogger rps said...

Teoria de Conspiração: provavelmente, a campanha foi idealizada por uma empresa cujo proprietário é parente de algum alto-dirigente da SCML.

6:30 PM  
Blogger Art&Tal said...

na verdade o que me irrita é a demagogia descarada.
bom... mas nao é para mim que eles estão a fazer a propaganda. eu nao lhes compro nada. nao jogo em nada. em nada.... mesmo em nada.

7:13 PM  
Blogger RichardCooper said...

Ironicamente depois de escrever um comentario aqui, li no jornal de noticias uma mulher que teve a infelicidade de casar com uma besta e foi vitima de violencia domestica entao ela esta refugiada a 4 dias no mato com 4 filhos menores no meio dos bichos!

Onde esta a mesericordia? Aquilo que paga por minuto em publicidade na televisão iria facilitar em muito a vida a esta familia.

http://jn.sapo.pt/2006/07/04/norte/violencia_obriga_mulher_e_filhos_a_v.html

9:37 PM  

Post a Comment

<< Home