Monday, July 24, 2006

Eternos excertos

Era uma vez um lugar com um pequeno inferno e um pequeno paraíso, e as pessoas andavam de um lado para outro, e encontravam-nos, a ele, ao inferno e ao paraíso, e tomavam-nos como seus, e eles eram seus de verdade. As pessoas eram pequenas, mas faziam muito ruído. E diziam: é o meu inferno, é o meu paraíso. E não devemos malquerer as mitologias assim, porque são das pessoas, e neste assunto de pessoas, amá-las é que é bom. E então a gente ama as mitologias delas. À parte isso o lugar era execrável. As pessoas chiavam como ratos, e pegavam nas coisas e largavam-nas, e pegavam umas nas outras e largavam-se. Diziam: boa tarde, boa noite. E agarravam-se, e iam para a cama umas com as outras, e acordavam. Às vezes acordavam no meio da noite e agarravam-se freneticamente. Tenho medo - diziam. E depois amavam-se depressa e lavavam-se, e diziam: boa noite, boa noite. Isto era uma parte da vida delas, e era umas das regiões (comovedoras) da sua humanidade, e o que é humano é terrível e possui uma espécie de palpitante e ambígua beleza. (...)


continua

PS. o autor será desvendado no excerto seguinte

12 Comments:

Blogger Rubens da Cunha said...

olá, quero agradecer o seu comentário sobre meu texto no Legendas
Mas fiquei curioso também: Aquele "senhor" denota o quê? A julgar pelo teu perfil no blog, temos a mesma idade :))
Meu texto te remete a alguém mais velho? é uma curiosidade tola que anda comigo: que idade me dão aqueles que me lêem sem ter a mínima idéia de quem eu sou?
Muito bom teu blog, eu que não conheço Portugal, fiquei um pouco mais íntimo de tua Pátria.
abraços
Rubens

2:26 AM  
Blogger Siddharta said...

Alguma "recompensa" para quem desvendar o mistério?
Tenho uma amiga que é grande admiradora do autor e teve a gentileza de me enviar por mail uma selecção da sua obra poética.

10:18 AM  
Blogger rps said...

Pois estou curioso...

12:23 PM  
Blogger Rosario Andrade said...

Bom dia!!!!
...aguardo.
bjico

3:37 PM  
Blogger Sinapse said...

Soa-me vagamente familiar (passe o contra-senso) este estilo ...

... aguardo, então!



Beijinhos,
Sinapse

8:20 PM  
Blogger TR said...

Rubens, expicar-lhe-ei no seu blogue.

Não há qualquer recompensa Siddharta. ... :-) Muito expedito!!

Aguardem...

11:50 PM  
Blogger JC said...

HH,
sempre
HH!

11:49 AM  
Blogger K. said...

Hummm...

8:02 PM  
Blogger Sinapse said...

O JC já acertou!

... eu não conhecia, afinal. Apesar de continuar a reconhecer vagamente esse estilo ... talvez um outro poeta, escritor, autor ...

9:55 PM  
Blogger croqui said...

o ser humano é sem dúvida dotado dessa ambígua beleza, mas por mais duvidosa ou por mais sentidos possa ter, não deixo de achar irónico vermos beleza nestas atitudes do ser humano!
;-)

4:13 PM  
Blogger Tiburcius said...

Quero saber a continuação, o exerto deixou-me curioso...

11:01 AM  
Blogger Siddharta said...

já que a tr. insiste no suspense e como não me oferece recompensa pela divulgação, faço um anúncio público:
em troca de um prato de conquilhas - não confundir com lentilhas- divulgo autor.

1:19 PM  

Post a Comment

<< Home