Thursday, September 28, 2006

Memória

"Escrever. Porque escrevo?
Escrevo para criar um espaço habitável da minha necessidade, do que me oprime, do que é difícil e excessivo.
Escrevo porque o encantamento e a maravilha são verdade e a sua dedução é mais forte do que eu.
Escrevo porque o erro, a degradação e a injustiça não devem ter razão.
Escrevo para tornar possível a realidade, os lugares, tempos, pessoas que esperam que a minha escrita os desperte do seu modo confuso de sempre. E para evocar e fixar o percurso que realizar, as terras, gentes e tudo o que vivi e que só na escrita eu posso reconhecer por nela recuperarem a sua essencialidade, a sua verdade emotiva, que é a primeira e última que nos liga ao Mundo.
Escrevo para tornar visível o mistério das coisas.
Escrevo para ser. Escrevo sem razão."

Vergílio Ferreira em Pensar


1 Comments:

Blogger Lourenço Viana said...

E então voam as palavras para o papel, e propagam-se sem sequer pedirem devida licença. E é tão bom senti-las voar...

1:22 AM  

Post a Comment

<< Home