Monday, September 18, 2006

...o drama, a tragédia, o horror, a vergonha...

Túnel do Rossio
PS. Lembrei-me deste assunto, por causa de dois bons artigos do jornal "Público" (local) de ontem, Domingo, com os títulos: "Túnel do Rossio foi feito no prazo recorde de um ano e dez meses" de Carlos Cipriano, e "Que fazer com o túnel da Estação do Rossio?" de José Tudella

5 Comments:

Blogger patchouly said...

Sempre achei ensurdecedor o relativo silêncio acerca deste e do outro barrete que é o túnel do Terreiro do Paço. Comparando com o alarido que houve com o do Túnel do Marquês ou do Tunel de Ceuta, no Porto, acho verdadeiramente incrível que não haja crónicas nem posições publicas inflamadas, nem que tais obras tenham sequer entrado para o anedotário nacional.
É estranho, no mínimo. Ou sintomático.

10:23 PM  
Blogger TR said...

This comment has been removed by a blog administrator.

11:12 PM  
Blogger TR said...

O Túnel do Rossio é um exemplo ímpar no que diz respeito a modernidade e cumprimento na execução de uma grande obra. Marcou também, tanto quanto me lembro do que li, o fim de um período de ouro de grandes obras. Parece que marcou mesmo, porque efectivamente todas as grandes obras que se têm realizado no nosso país arrastam consigo inúmeros problemas de execução, cumprimento de prazos, orçamentos mal calculados, etc, etc. POdemos enumerar muitos outros exemplos para além dos que referes, sem esquecer a Expo e os estádios de futebol, ou mesmo o Metro, a Casa da Música, as pontes, etc, etc. É dramático...e vergonhoso.

11:39 AM  
Blogger Tiburcius said...

Para cada mal um fim...

8:46 PM  
Blogger patchouly said...

Pois, mas eu estava a limitar-me a obras similares (túneis) em que existiu polémica, ao contrário deste. Já nem quero alargar o espectro, senão não acabava o comentário com exemplos...

Já agora, um outro exemplo de uma obra similar que, ao que julgo saber, foi exemplar do ponto de vista técnico, orçamental, etc: o túnel da Ribeira. Acho que a sua construção foi posterior ao deste em pelo menos 50 anos.

1:03 AM  

Post a Comment

<< Home