Sunday, October 15, 2006

Yunus, O Grande


(A propósito desta questão levantada por RPS)

Como o próprio nome indica microcrédito é um crédito de pequenos valores. A grande diferença do crédito dito "normal" é que não exige absolutamente nada em troca (bens, salário fixo, nada!), a não ser a "palavra de honra" de quem o procura. Isto por si só, é notável. Curiosamente, os índices de “crédito mal parado” no microcrédito sempre foram e são baixíssimos! Para além disto, com o seu desenvolvimento em diversos países, o microcrédito criou mais do que um simples crédito, criou e desenvolveu uma rede de serviços sociais, nomeadamente de saúde e educação aos quais pessoas muito pobres jamais teriam acesso de outra forma.


Yunus, o prémio Nobel da Paz é o homem que concebeu o microcrédito para aplicar no seu país, o Bangladesh. Conhecendo muito bem os meios onde se iria movimentar - o finaceiro e a pobreza - Yunus aplicou a sua estratégia de viabilizar financeiramente o combate à exclusão e pobreza e escolheu como público alvo preferencial as mulheres. (Escolheu-as por diversos motivos que paradoxalmente vão desde serem a causa de elevadíssimas taxas de desmprego até conclusões de diversos estudos económicos apontarem as mulheres como excelentes gestoras financeiras).

O Bangladesh tem aproximadamente o dobro do tamanho de Portugal. Desesperadamente, o Bangladesh tem aproximadamente 130 milhões de habitantes. Portugal tem cerca de 10 milhões. Conseguem imaginar? Não é incrível que perante estes dados - apenas estes dados - se tenha desenvolvido um Banco com absoluto sucesso, cujo objectivo tenha sido incentivar as pessoas a ter um negócio próprio para se auto-sustentarem ou ajudarem no sustento da família, permitindo-as sair do limiar da pobreza ou mesmo de índices abaixo do limiar da pobreza? Yunus fez pelo seu povo e por muitos povos pobres do mundo (uma vez que o microcrédito já se encontra em muitos países com igual sucesso) aquilo que governos e entidades poderosas seriam e são incapazes de fazer nos seus países e pelos seus povos.

Este homem ama o seu povo. É absolutamente incrível que tenha acreditado nele e em si ao ponto de avançar e desenvolver com sucesso, num meio tão complexo e adverso aos pobres como o financeiro, uma alternativa honesta e desinteressada para ajudar milhares de pessoas paupérrimas a viver com alguma dignidade.

Independentemente do Prémio, Nobel ou outro, há muito que o projecto de Muhammad Yunus
devia ser contado e reconhecido mundialmente.


2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Um grande Homem!!!!!
Alguém que pensou nos demais, teve uma ideia e a pôs em prática!!!!

10:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

Um bem merecido Nobel da Paz, porque é assim que se constroi e o resto são tretas.

1:55 PM  

Post a Comment

<< Home