Wednesday, February 15, 2006

Breve nota

No post “Parados no tempo” refiro que me parece incrível que o trajecto de comboio Lisboa Porto demore em 2006 o mesmo que demorava em 1996, por exemplo. Não faço qualquer associação ao TGV, não tenciono, nem tem nada a ver com o TGV. Eu não estou à espera de nenhum TGV. O que eu queria dizer é que de há dez anos a esta parte não houve qualquer tipo de melhoramento relativamente à velocidade do comboio, relativamente à preparação das linhas de comboio como aconteceu em outros países da europa e devia ter acontecido também em Portugal. Uma evolução gradual, normal, diria mesmo natural. Mas não. Gostamos de nos enganar a nós próprios e fizemos estações maravilhosas, comprámos comboios excelentes, rápidos, lindos pendulares, mas que não podem andar à velocidade para que foram feitos. Estão aí, são confortáveis, e tristemente, isso, basta-nos. Basta-nos isso, apesar do absurdo, porque aceitamos o absurdo com uma certa naturalidade, o que por outro lado se compreende. Somos terrivelmente provincianos e mesquinhos. Simplesmente. Lamentamos que as casas nos centros das cidades estejam a cair, abandonadas, desabitadas, mas queremos uma casa grande e nova. Desconhecemos a ideia de conservação do património, de racionalização de recursos, de inteligência cultural. E somos invejosos. Aspiramos estar a par dos países de uma europa evoluída. Como? Derrubando o que temos e fazendo tudo de novo, para sermos modernos como eles. Basicamente, é isto que acontece. Pomos fora e compramos novo. Passamos a vida a tentar lavar a cara com lama. Não suportamos não ter um carro novo, uma casa nova, um aeroporto novo, um TGV, campos de futebol novos, centros culturais novos e por aí fora. Somos desmedidos e tristemente pobres, vestidos de ricos.

4 Comments:

Blogger Art&Tal said...

pouco mais digo porque você disse tudo. este pais tem que parar pensar. para a próxima vá por certas ruas do porto e mostre no seu blog a "tonelada" de casas que poderiam estar reconstruídas e com gente dentro.
NAO...
atiram com as pessoas para um apartamento de má qualidade em vila nova ou... ou....
isto cheira-me a “deixa cair que eu vendo-lhe outra nova em folha”.

12:38 PM  
Blogger TR said...

ó bartleby, não ofendeste. é só um esclarecimento!! :-)

2:56 PM  
Blogger rps said...

è falso, TR, o que nos contas.
Quase todas as quintas-feiras, apanho o Pendular das 7.15 ou das 8.15 e vou para Lisboa.
Às 17 ou às 18 apanho o comboio de regresso em Santa Apolónia.
As minhas viagens demoram sempre 35 minutos. Os primeiros 30 minutos são passados a ler um jornal ou uma revista. depois adormeçoe, cinco minutos depois toca o telemóvel.´è porque estou quase no Oriente ou, então, nas Devesas, em Gaia.
Que belas viagens!...

10:10 PM  
Blogger Malta de 74 said...

Tem piada, sou como RPS, com 2 diferenças.

Nesse dia faço a viagem às mesmas horas, mas em sentido contrário.

Adormeço, mas só por 1 hora, logo, gostava que a viagem durasse 1h35

11:16 PM  

Post a Comment

<< Home