Wednesday, March 15, 2006

A arte de se deixar seduzir

Gostar de arte, de pintura, por exemplo, é um processo de aprendizagem. Aprender a ver, aprender a gostar, aprender a compreender, aprender a deixar-se seduzir, etc. Penso mesmo que este processo é bem complexo e podemos levar muito tempo até aprender a gostar de determinado artista ou determinada obra. Sempre me preocupei em não cair no erro de reduzir a função da arte a uma mera função estética. Se o fizesse, a Monalisa seria para mim, uma das obras mais sem graça que conheço. E estou segura que, se não se tivesse convertido no enigma que é, seria para a generalidade das pessoas uma pintura "feia". No entanto, é uma das obras mais valiosas do mundo. Incontestavelmente, por causa do mito ou do Leonardo da Vinci ou da dúvida sobre quem é a mulher, ou do que quer que seja, hoje o mundo inteiro corre para a ver e deixar-se seduzir pelo seu enigmático sorriso. Eu, reconheço a incontestável força do mito à volta da Monalisa, mas temo nunca me deixar seduzir por ela. Há em mim resistências incontroláveis no domínio da arte. Numa altura em que tanto se fala do sucesso da exposição da Frida Kahlo em Lisboa, apercebi-me de que pela segunda vez tive oportunidade de ver as suas obras "in loco", e penso que estas alturas são de aproveitar como o fez tanta gente, mas não me consegui deixar seduzir pelo seu trabalho. Ainda que reconheça o mérito desta surreal artista mexicana, não senti o menor impulso para visitar a exposição... em contrapartida tenho imensa curiosidade na obra de Diego Rivera.



Girassóis -1943
Diego Rivera
México

2 Comments:

Blogger Art&Tal said...

menina, pintura nao é arte. pintura é um processo. porque nem todos os que pintam fazem arte. mas lá que pintam...
voce falou de... mona lisa... achei estes anos particularmente irritantes por ouvi falar demasiado so leonardo. acho que já nao suporto a ideia.
em relaçao aos seus gostos pessoais... bom, arte nunca esteve espartilhada pelo gosto pessoal de alguns. a arte nao sao pasteis de belem nem leitao. para você a ver ouvir ou lamber precisa de um monte de ingredientes. Vá fruindo. Vai morrer sem saber tudo sobre ela. A magia está nisso. com f(e)rida ou sem ela... com calo ou sem ele... isto é mesmo assim.
eu gosto mesmo de si por ser tão provocadora. eu gostava muito de ser seu vizinho. acho que passava-mos os dias á vassourada. Eu estou-me a ver… “conta lá Teresa que obra é que tu hoje vais matar”
mas continua bem. Azeda, áspera e chhhhhhhhhhh.

mais uma vez.... parabens. se voce for aquele doce na foto.... vou-lhe contar. nao era dificil adivinhar.

5:48 AM  
Blogger António Conceição said...

Bem a sensação que a TR sente com a Mona Lisa, sinto eu com a Capela Sistina.
Quando ali ao lado temos "A escola de Atenas", de Rafael, não consigo atingir a "graça" (a expressão é da TR) daquele exuberância cromática e excessiva da Capela Sistina.
Falha minha, naturalmente.

6:48 PM  

Post a Comment

<< Home