Sunday, March 05, 2006

Nós, os frangos e os italianos

Pensei que situações como esta, de terem despejado não sei quantos frangos mortos dentro de sacos de ração para frangos, algures numa íngreme encosta a dar para o rio Vouga, não fosse mais possível... Somos incrivelmente toscos. Toscos porque me custa usar outra expressão mais apropriada.

Ainda assim, penso e continuo a achar que piores do que nós, só mesmo os italianos. Eles são desorganizados, mais do que nós; eles são incumpridores, mais do que nós; eles falam mal; pior do que nós; o interior do país é desgraçadamente pobre, pior do que nós; são mafiosos, bem pior do que nós; são uma desgraça a conduzir, piores do que nós; têm os políticos que têm, tal como nós; têm uma fé infeliz, tal como nós, gostam de bom vinho e têm-no, tal como nós, etc, etc. Na verdade só conheço Roma e Florença e adorava conhecer o resto do país. Será por isso mesmo? Será por achar que eles, de uma forma geral, são ainda piores do que nós? Vou fazer uma análise introspectiva.

1 Comments:

Blogger nnannarella said...

Mas Itália tem uma Anna Magnani, um Visconti, um Pasolini, um Caravaggio e uma Tina Modotti que nós nunca tivemos. Têm museus arqueológicos e de pintura que nós nunca teremos. Têm os estilistas que nós imitamos. Têm o mercado editorial que nós invejamos. Têm mil dialectos que não percebemos. Têm a maioria dos santos e mártires que nós veneramos... Quanto aos frangos... faz-me pensar na triste vida dos animais e nas naturezas-mortas italianas que nunca veremos.

9:17 PM  

Post a Comment

<< Home