Friday, April 07, 2006

Decisões difíceis que parecem difíceis

Sobre a alteração do Plano de 512Kbps para 2Mbps, com uma significativa alteração também na factura.
A ideia inicial e muito desejada era mudar de operador, mas temendo um tornado burocrático recheado de desentendimentos e de longa duração, a decisão foi mudar apenas o Plano e aceitar uma chuvinha "molha-tolos", porque ainda que se odeie muito, não mata.
Um telefonema, com uma previsão de atendimento para daí a 10 minutos. Atendimento maquinal mas simpático e a informação de que era necessário um pedido de alteração de contrato por escrito, que podia ser enviado por fax. Assim fiz em 21 de Dezembro de 2005. Em Janeiro ou Fevereiro recebo uma factura com uma penalização de mais de 100€ por ter iniciado um segundo contrato, antes da finalização do primeiro. Levei algum tempo a olhar para a factura, a tentar encontrar uma falha minha que tornasse aquela factura possível, até porque eu ainda nem sequer tinha assinado qualquer alteração ao contrato ou qualquer novo contrato. Mas não, não havia qualquer erro de cálculo. Era mesmo uma penalização por passar a pagar 31,95€ + IVA por mês, em vez dos 19,95€ + IVA que pagava até aí. Desnecessário será dizer que subitamente o clima alterou-se e a chuvinha "molha-tolos" deu lugar a mortais trovões e rajadas de vento. A bonança tardou, mas esperei por ela e decido telefonar. Seleccionei a tecla 4 para "facturação ou alterações de contrato" e puseram-me de novo naquela fila mortal, com a advertência de que o tempo estimado de espera eram os tais 10 minutos. Nesta altura, já nada me faria desligar o telefone. As respostas às minhas questões foram não menos maquinais do que a advertência anterior do tempo de espera: "Houve efectivamente uma alteração ao contrato", atreve-se a dizer. Apresento-lhe mais uma vez os factos. Confirma, mas.. Factos. Confirma, mas... Factos. Confirma e acabaram-se os argumentos, continuam os factos. E sobrava uma questão: não devolvem o dinheiro. Num sopro (o último) de energia: "mas se eu não quiser contrato nenhum, se eu quiser acabar com o contrato de vez e quiser o dinheiro de volta..?" "Aí terá de ir falar com o banco a partir do qual é feito o débito em conta, etc, etc, etc," uma confusão. E eu juro, já só quero desistir, desistir, desistir....e nem isso consigo....
Agora o contrato. Preencho e envio por fax tal como me indicaram e para o número que me indicaram. Telefono passados dois dias para saber se está tudo bem. Não, não está. Receberam o fax mas não aceitam contratos enviados por fax, devo enviar por correio!!
- Então e não me avisam, nem me dizem nada?
- Não...Nunca aceitam contratos enviados por fax.
- Compreendo, mas foi um colega seu que me disse para o fazer!!
- Quem?
- (Depois de um minuto de silêncio a pensar onde terei metido o papel com a nota do nome... ) - ...Esqueça.
Eu sei que o tema não tem nada de original, infelizmente. Mas, que hei-de fazer a não ser procurar a solidariedade alheia na fúria? Só quero resolver uma questão simples...

1 Comments:

Blogger patchouly said...

Suspeito bem que sei de que empresa se trata... miserável tratamento dão aos clientes, tiques de um quase monopólio. A minha experiencia foi bem diferente: mudei de operador sem grandes problemas burocráticos. E com uma redução de factura no fim do mês. Tive foi que esperar 6 semanas para conseguir "despegar" do monstro...

Tem a minha solidariedade.

11:39 PM  

Post a Comment

<< Home