Wednesday, May 10, 2006

Momento do dia (até ao momento)

Entro num táxi. O taxista é um homem de meia-idade. Tem logo uma condução despachada, o que me agrada durante os primeiros minutos. Tem também um ar bem disposto. Digamos que simpatizei com ele. Mas, quando passa o terceiro semáforo já no vermelho junto ao Saldanha, digo-lhe:
- Desculpe, importa-se de parar nos sinais vermelhos?
Ao que ele, põe quase bruscamente o pé no travão, abranda e responde com pronúncia claramente alentejana:
- Desculpe, é que o semáforo hoje parece que encarna muito depressa, na sei porquê... Mas tanbém na quero que s'assuste e na quero ter nenhum acidente. Desculpe.
Passados uns minutos, já com uma condução muito mais "soft", veio a confissão:
- Sabe, é que eu há pouco fiz um serviço ali prós lados de Carcavelos e naquela praia que na sei agora coméque se chama, estava tanta gente, mas tanta gente na praia e a tomar banho..., a praia estava tan cheia qu'eu pensei: mas porqué que eu na posso estar ali tanbém? Que raio de vida... E olhe abalei a acelerar... já que na podia levar co vento do mar, abro as janelas e levo có este vento na cara... - (enquanto dizia isto, sorria, olhava-me pelo espelho retrovisor para testar a minha disposição, encolhia os ombros e levantava a sobrancelhas) - có este calor, olhe, na é a mesma coisa, mas sabe bem e pronto, engana a gente, na é?
E riu-se. E eu, não me contive e ri também.

8 Comments:

Blogger patchouly said...

Já agora podia ter usado os "esguichos" do para-brisas para emular um mergulho no mar!

(ainda dizem que os alentejanos são lentos...)

3:17 PM  
Blogger JC said...

Bem hajam os taxistas bem dispostos!

3:44 PM  
Blogger Sinapse said...

Olha! ... ainda há taxistas simpáticos!...

7:50 PM  
Blogger K. said...

LOL... boa, patchouly!

8:18 PM  
Blogger TR said...

Este taxista era efectivamente um alentejano muito engraçado!

8:24 PM  
Blogger rps said...

Acho que a maioria dos taxistas de Lisboa é alentejana.

11:59 PM  
Blogger TR said...

é capaz de ser verdade, RPS

12:02 AM  
Blogger Filipe said...

:D

5:09 PM  

Post a Comment

<< Home