Saturday, May 27, 2006

Três notas num sábado ardente

Hoje, apesar de eu ter uma relação mais de ódio do que de amor com o calor, enfrentei o bafo quente e pesado e fui de manhã até à Baixa Lisboeta. Entre algumas compras e um curto passeio fiquei mais convencida da animação que as vacas vieram dar às ruas lisboetas. Os turistas, inúmeros, fazem fila de espera para as fotografias com as vacas mais engraçadas e as crianças perdem-se, numa espécie de "rodeo", para conseguir trepar por uma vaca e sentar-se em cima dela, o que finalmente nos pode fazer acreditar na interacção corpo a corpo com a arte. Para algum espanto meu, vi uma série de turistas portugueses vestidos de turistas, calções, sandálias, chapéu, máquina fotográfica e essas coisas à descoberta de Lisboa, uns desorientados, outros com mapa na mão, outros sentados nas esplanadas a ver outros turistas passar e a dizer mal de tudo e de todos. Fiquei contente. Vale bem a pena vir passar uns dias a Lisboa. Por minutos, sentei-me numas escadas à sombra a descansar e ouvi, sem querer, um excerto de uma leve discussão entre dois homens, sentados uns degraus mais acima, sobre Timor. Fiquei a pensar que não sei bem que obrigação é esta de ir a correr para Timor com a GNR, mal preparada e nós sem dinheiro. Fiquei a pensar que, na verdade, não tenho opinião sobre isto, mas penso sobre o assunto Timor e penso, que por um lado, eles pediram ajuda, participámos na libertação de Timor, de alguma forma na reconstrução, agora, o esperado, aconteceu e também porque não sabemos ou não podemos recusar, lá teremos de ir dar uma mãozinha; mas por outro lado, não percebo bem o sentido de "obrigatoriedade" moral, histórica, de amizade, ou outra, que esta ajuda tem para nós.

4 Comments:

Blogger Art&Tal said...

sabe que pode ter uma vaca destas em casa?
nao é facil de encontra mas existem umas replicas lindissimas.

timor...

tenho medo que se matem uns aos outros. só isso.

11:56 AM  
Blogger Sinapse said...

Eu gosto dessa itinerância das vacas pelas cidades da Europa!

5:20 PM  
Blogger rps said...

Timor tem um grave problema: os timorenses.

8:46 PM  
Blogger princesa said...

Lisboa é um spot espetacular!

bjs

10:47 PM  

Post a Comment

<< Home