Thursday, May 25, 2006

Relembrando mais convicções sem preço

6 Comments:

Blogger Siddharta said...

Notáveis os textos e a personalidade de Herberto Hélder.
Como diz A. Alçada Baptista " ...todos ganhámos este prémio " e se calhar a mensagem é essa. Não reclamando o prémio está a dividi-lo connosco.

6:03 PM  
Blogger António Conceição said...

This comment has been removed by a blog administrator.

7:12 PM  
Blogger JC said...

"Eu já gostava de ti e vi agora que é possível ainda gostar mais..."
...ainda tenho a pele arrepiada!

7:13 PM  
Blogger António Conceição said...

Atenção!
Pode haver um acto de soberba na recusa de um prémio. Para um burguês que não precise de dinheiro, esse gesto dá-lhe mais publicidade e enche-lhe mais o ego do que a aceitação.
Por exemplo, correndo o risco de ser miseravelmente injusto, eu - que não gosto do Sartre - gosto de pensar que a sua recusa do Nobel da Literatura foi um acto de soberba.
E não correndo qualquer risco, eu - que gosto do Luandino - tenho a certeza que, se ele suspeitasse que, por um segundo só, o seu gesto podia ser interpretado como um acto de soberba, nunca teria recusado o prémio.
Do Herberto Helder, não sei.
Não gosto da Clara Ferreira Alves e o Alçada Baptista é-me indiferente.

7:13 PM  
Blogger TR said...

Eu Não conheço o Luandino, nem a obra do Luandino. Também nunca conheci o HH, sei apenas alguns detalhes da vida dele e sei que o caracterizam como um homem excepcional. Mas conheço-lhe razoavelmente a obra e atrevo-me a dizer que o HH é inigualável e apenas de alguma forma plagiável. Detesto a Clara Ferreira Alves e o Alçada Baptista também me é indiferente. De qualquer forma, este texto que acredito seja um retrato sincero dos sentimentos, do homem e do momento, pretendia, ainda que mal, apenas correr o risco de estabelecer alguma ligação entre a atitude destes dois homens, o Luandino que não conheço, mas que me surge como excepcional, e o HH que sei e será sempre para mim excepcional!

7:28 PM  
Blogger croqui said...

impressionado com ambos!

7:29 PM  

Post a Comment

<< Home