Tuesday, June 20, 2006

Exposição "Picasso Tradición Y Vanguardia"

Este post recordou-me que estive a ponto de ver, pelo menos, uma parte desta exposição há uns dias atrás, não fora o tempo ter-se esgotado. A exposição está dividida entre os museus do Prado e Reina Sofia. E mistura parte das obras da colecção permanente nos museus e outras significativas ou simbólicas com as de Picasso. Penso que é uma experiência a não perder para quem puder lá ir. Um dos quadros que gostava muito de ver não é de Picasso. É este de Goya:

Los fusilamientos del 3 de mayo - 1814
Goya

7 Comments:

Blogger K. said...

Que saudades... esta exposição deve ser fantástica!

8:07 PM  
Blogger tomas vasques said...

Muito bom gosto!

8:30 PM  
Blogger JC said...

Este quadro, em particular, faz parte não das minhas obsessões mas do meu imaginário, passei horas a observá-lo numa história de arte conhecida, parecía-me na altura improvável conseguir tanta vida e expressividade num momento tão dramático, seria um facto verdadeiro?! questionava inocente, hoje, comparo-o aquelas fotos geniais de reporter de guerra tipo world press photo.

9:45 AM  
Blogger Art&Tal said...

belos olhos esses....

toda a pintura do goya me pega por todos os lados. eu falei em pintura? ... tudo...

sabe que gostava de ver alguns magnificos classicos com as versoes de picasso? adorava.

saude

2:17 PM  
Blogger TR said...

This comment has been removed by a blog administrator.

2:51 PM  
Blogger TR said...

Eu tenho uma relação particular com este quadro, que conhecia também dos livros.
Nunca fui ao Prado, embora tenha sempre essa pretensão, quando vou a Madrid. Um dia num jantar, um professor universitário madrileno uso-o, descrevendo-o e explicando o tema, a forma, os materiais, a intensidade da luz, as expressões faciais, as faces não visíveis e o motivo de estarem não visíveis, a composição geral, etc., de forma absolutamente clara e fabulosa, para me explicar aquilo que ele considera ser a identidade espanhola e algumas das características mais "típicas" do povo espanhol. Desde essa altura particular, desejo ver o quadro de perto.

2:52 PM  
Blogger Siddharta said...

É de tal forma notável este quadro que serviu de inspiração para o próprio Picasso.
Por isso tr. talvez fosse possível ver nessa exposição o "Massacre da Korea" pintado por Pablo Picasso .
Coloquei online uma imagem do quadro para que possa comparar as semelhanças.
http://joaquimsilva.planetaclix.pt/picasso2.jpg

11:10 PM  

Post a Comment

<< Home