Friday, November 17, 2006

O muro

1123 quilómetros e mais de 1500 milhões de dólares para separar os EUA de um povo cujo erro é ser pobre. O século XXI vai ter o seu muro apetrechado, como não podia deixar de ser, com modernas tecnologias de segurança. Tratando-se de uma decisão dos EUA, um país feito com emigrantes, ela causa um arrepio de medo e de traição à dignidade humana que devia abalar furiosamente boa parte do resto do mundo. Mas não se vê grande manifestação de repulsa. Apenas muita indignação diplomática, quando o assunto é absolutamente detestável, desprezível, insuportável. Será, sem dúvida, um muro para muitas separações. A primeira de todas coloca a vergonha de um lado e a dignidade do outro.

10 Comments:

Blogger Art&Tal said...

grande TR

voce mete o dedo na ferida.

...os estados unidos sao feitos por emigrantes... só eles nao perceberam isso.

eles nao admitem terem tambem uma herança de pobreza...

a tara securitaria. é uma tara

6:19 AM  
Anonymous Anonymous said...

Quando os EUA tiverem um presidente hispânico e população predominante dessa origem (lá para 2078) o muro vai abaixo...

7:24 AM  
Blogger António Conceição said...

Errado sardanisca.
O grande problema do séc. XXI é que com o muro virão abaixo os próprios EUA.
Não é ocasional que a construção de grandes muros para impedir a invasão dos bárbaros seja uma herança chinesa, não uma herança romana.
A hora é da China

12:05 PM  
Blogger Joana said...

Pelo que me é dado a entender, desde que cá estou, a questão da emigração (neste estado quase exclusivamente mexicana) é problema porque assim o quer os EUA. (Se fossem menos limitados pensariam em gastar o dinheiro do muro em infraestruras nas cidades mexicanas fronteiriças, enfim...) Quando lhes convém adormecem na fronteira, e nessas alturas entra tudo, quem pode, quem não pode, deve, quem não deve... Depois, manda a competitividade, as politiquices e um louco qualquer que pagou o cargo presidencial, que abram muito os olhos e se queixem da criminalidade, da falta de formação e do trabalho precário -e claro está - fechem a fronteira.
Esquecem-se é de que os mexicanos do restaurantes e dos bistrots, os das washaterias e os que limpam as ruas apenas fazem o que eles não se acham dignos de fazer! O mesmo é dizer que se eles estão cá é porque da jeito aos americanos! - Só assim se entende que não seja preciso qualquer documento para abrir uma conta bancária ou comprar uma casa, por exemplo! (Não sei se nos outros estados também, aqui no Texas acontece assim). Jinhos.

P.S. Concordo com o Funes.

2:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

O muro é má ideia e simplesmente não vai funcionar. Era bom que os governantes do México também dessem uma ajuda para evitar o salto das suas populações para os EUA porque o problema principal da fuga das pessoas está no México e não nos EUA.

3:00 PM  
Blogger Joana said...

Bikoka,
Sem duvida! Mas o destino é sempre: EUA, um país hostil, cuja cultura, idioma, desconhecem por completo... porque será? :P

3:49 PM  
Blogger rps said...

De acordo, TR.

4:58 PM  
Anonymous Anonymous said...

De muros estavamos cheios com o que havia em berlim. Os EU foram dos que mais atacaram, e bem, esse muro.
O que ainda não foi dito é o que farão aos que conseguirem passar.
Fusilam?

5:14 PM  
Anonymous Anonymous said...

Se calhar emigram para os EUA porque é menos hostil que viver no México!
Talvez não seja assim no Texas mas na California pelo menos 25% dos habitantes falam castelhano logo pelo menos conseguem fazer-se entender neste estado.

12:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

Bikoka,

Olhe que nao, olhe que nao!
(E esses 25% triplicam no TX).

Enfim so estando aqui... ;)

3:29 PM  

Post a Comment

<< Home