Friday, December 23, 2005

Inventário de obsessões

John Constable - The Cornfield 1826

Hoje sou incapaz de entrar num grande museu sem um roteiro de obras a visitar e muito raramente me permito um desvio. Se for o caso, John Constable é um incontornável.

O meu fascínio pelas obras de John Constable é relativamente recente. Diria que surgiu desta forma inteira, quando frequentei um mestrado entretanto abortado que incorporava também questões de estética. Lembro-me do meu envergonhado e mal disfarçado espanto quando lia e ouvia falar da importância de Constable na História da Arte e na evolução da pintura; lembro-me da questão dos estudos das nuvens; lembro-me de comparar as cenas que Constable captava no Verão e que depois reproduzia enquanto cenas de Inverno; e lembro-me da consciente surpresa interior de tardiamente descobrir que,
no essencial, as coisas simples derivam do nada... Foi assim que começou o meu fascínio. E foi depois, ao ver "in loco" esta e outras obras que percebi que há génios que exigem ser olhados de frente.

2 Comments:

Blogger Art&Tal said...

na defesa da tese a eminente revelaçao...
das paisagens
apenas o queremos ver
apenas o queremos mostrar

6:31 AM  
Blogger Unknown said...

WOW!! COOOL blog!

7:43 AM  

Post a Comment

<< Home