Momento do último dia do ano
(Arte Nova - varanda - Barcelona)
No último dia de 2005 aprendi algo de novo e muito interessante que talvez já saibam, mas que eu não sabia e que vou partilhar ainda que correndo o risco de não ser totalmente precisa. Trata-se da origem da palavra e do conceito ou movimento "Arte Nova".
(imagem - arte japonesa)
Muito basicamente, a expressão "Arte Nova" é pela primeira vez o nome de uma galeria que abre em 1895 em Paris. O seu proprietário é Siegfried Bing, galerista e coleccionador que entretanto se torna muito prestigiado pelas suas escolhas e pela sua excentricidade. Colecciona essencialmente arte chinesa e arte japonesa e outras peças que de alguma
(Poster de Jane Avril - Arte Nova)
forma se aproximam do pormenor e dos temas chineses e japoneses. O seu prestígio é indiscutível. As suas escolhas acabam por influenciar artistas e as suas peças começam a ser designadas por "Arte Nova". O reconhecimento universal acontece na grande Exposição Universal de Paris de 1900 que reuniu entre inúmeras outras coisas, as peças da "Art Noveau" que incluía quadros do Van Gogh e esculturas do Rodin.
Sabiam?
Tudo isto está devidamente documentado numa pequena e interessantíssima exposição na Fundació "La Caixa" em Barcelona: "L'Art Nouveau. El llegat de Siegfried Bing"
4 Comments:
o retrato de zola feito por eduard manet tem na parede uma peq. estampa japonesa... penso que será anterior á data que refere mas nao andará longe.
holeart e graça, não sei qual é o retrato césar, mas é possível. eu também fiquei espantada com a história. Se virmos peças orientais, de facto, há uma grande aproximação ao estilo arte nova. Depois a história do nome da galeria ser transferido para a corrente é também muito engraçado. Digo eu. Fiquei muito surpreendida com a descoberta, daí ter feito o post.
:)
Férias na cidade condal?
fez voce muito bem
descobrir é uma coisa boa
e revelar tambem.
partilhar é um jogo doce
Post a Comment
<< Home