Há sim, pelo menos economicamente. Eficiência é a execução de uma tarefa / actividade com qualidade, produtividade e time scheduled. A eficácia engloba, além do atrás referido, os resultados atingidos por essa actividade face aos objectivos delineados pela organização. A eficiência é a medida de desempenho da actividade, se a faço bem ou mal. A eficácia é o valor acrescentado em que essa actividade se traduz.
Tratam-se de medidas/padrões de desempenho organizacional, como mto bem refere o "Katraponga". Medidas essas que, com a competitividade gerada e intensificada com a globalização (económica, política e cultural/informacional), emigraram paras as esferas política, social e interpessoal. DE modo q hoje nada escapa a esse duplo filtro de eficiência & eficácia. Até pq todos os agentes no mercado querem enriquecer mais rápidamente.
Aliás, os ingleses têm uma expressão curiosa para definir esse "distinto".
Doing the rigth things (é eficácia) Doing the things right (é eficiência).
Aquela anda + ligada à obtenção dos resultados; esta está mais associada à utilização dos recursos.
Por ex: Cavaco ganhou as eleições pres. porque utilizou bem os recursos em contexto de campanha e também revelou ter uma estratégia.
Soares não tinha recursos nem estratégia. Só tinha birra.
Mas isto não esgota o sucesso duma "empresa". Muita coisa passa pela Liderança e credibilidade e jogos de antecipação no meio de escolhas racionais.
Mas, provavelmente, o Bill the kid é quem melhor saberá responder por que razão ele "casou" tão bem uma e outra.. colocando o mundo hoje a seus pés.
Será que o mundo gosta do cheiro dos pés do Gates?!! ainda que utilizando bem os recursos e revelando estratégia para eles?!!
Simplificadamente e sem querer repetir: eficácia e eficiência têm que ver com a realização/ concretização/ sucesso da tarefa. A diferença está no facto da eficiência envolver menos recursos (demora menos tempo, por exemplo). Já vim tarde demais?
4 Comments:
Há sim, pelo menos economicamente. Eficiência é a execução de uma tarefa / actividade com qualidade, produtividade e time scheduled. A eficácia engloba, além do atrás referido, os resultados atingidos por essa actividade face aos objectivos delineados pela organização. A eficiência é a medida de desempenho da actividade, se a faço bem ou mal. A eficácia é o valor acrescentado em que essa actividade se traduz.
Tratam-se de medidas/padrões de desempenho organizacional, como mto bem refere o "Katraponga". Medidas essas que, com a competitividade gerada e intensificada com a globalização (económica, política e cultural/informacional), emigraram paras as esferas política, social e interpessoal. DE modo q hoje nada escapa a esse duplo filtro de eficiência & eficácia. Até pq todos os agentes no mercado querem enriquecer mais rápidamente.
Aliás, os ingleses têm uma expressão curiosa para definir esse "distinto".
Doing the rigth things (é eficácia)
Doing the things right (é eficiência).
Aquela anda + ligada à obtenção dos resultados; esta está mais associada à utilização dos recursos.
Por ex: Cavaco ganhou as eleições pres. porque utilizou bem os recursos em contexto de campanha e também revelou ter uma estratégia.
Soares não tinha recursos nem estratégia. Só tinha birra.
Mas isto não esgota o sucesso duma "empresa". Muita coisa passa pela Liderança e credibilidade e jogos de antecipação no meio de escolhas racionais.
Mas, provavelmente, o Bill the kid é quem melhor saberá responder por que razão ele "casou" tão bem uma e outra.. colocando o mundo hoje a seus pés.
Será que o mundo gosta do cheiro dos pés do Gates?!! ainda que utilizando bem os recursos e revelando estratégia para eles?!!
best
Muito obrigada aos dois pela eficiência e pela eficácia das respostas!
Simplificadamente e sem querer repetir: eficácia e eficiência têm que ver com a realização/ concretização/ sucesso da tarefa. A diferença está no facto da eficiência envolver menos recursos (demora menos tempo, por exemplo). Já vim tarde demais?
Post a Comment
<< Home