Thursday, March 16, 2006

Momento do dia: o insólito solidário

Hoje, de manhã, entrei num desses recintos fechados super aquecidos que medeiam a rua e a entrada de um Millenium BCP para levantar dinheiro numa caixa multibanco. De repente, olho para trás porque oiço alguém falar alto. Do lado de fora, na rua, colado à porta de vidro que o separava de mim, estava um homem com ar normalíssimo, mas absolutamente irado. Olhava para dentro do banco e gritava: - Às dez, abrem às dez?... - e recitava uma série de palavrões entre vulgares e originais. Colava o nariz à porta de vidro, rodopiava lentamente sobre si próprio, dava uns passos para trás e voltava à frente, sempre a praguejar e voltando a colar o nariz no vidro de quando em quando. Eu, lá dentro, estava atónita, mas confesso que lhe achei imensa graça e não resistia a sorrir interiormente pelo insólito da situação. Entretanto, ele felizmente desapareceu da frente do vidro e deixei de ouvir qualquer barulho. Quando saio, encontro-o encostado à parede ao lado da porta do banco, com ar de quem não sabe se há-de chorar ou desatar a partir tudo à sua frente. Voltou-se para mim, e quase sem respirar, de um só impulso, pediu-me desculpa e explicou-me que nunca vai ao banco, que não queria vir ao banco, que odeia bancos, que são ladrões, que o andam a roubar porque lhe cobram não sei o quê que não deviam , não atendem o telefone, etc, etc, etc - e abrem apenas às dez? rematava ele. E eu ainda que solidária com a causa que defendia, só fui capaz de lhe dizer: - Tem de se acalmar, ainda tem um ataque cardíaco...!- Caminhei e fui ao café ao lado tomar um café. Passado uns segundos ele entra, fica ao balcão ao meu lado e pede um café curto. O café chega e ele devolve-o porque não está curto. Toma-o sem açúcar e diz-me: - Delta Diamante, é o melhor café do mundo! - ...

3 Comments:

Blogger Art&Tal said...

gostei sim senhora...

voce vai ganhar o premio ...

vai mesmo

o que voce nao sabe é que eu tinha

uma tia chamada delta.

12:48 PM  
Blogger rps said...

Devia ser o nababo do Nabeiro.

5:37 PM  
Blogger K. said...

Deveras insólito! E o título é delicioso.

10:18 PM  

Post a Comment

<< Home