Friday, September 29, 2006

Uma breve análise sobre dois gestos do quotidiano

Há apertos de mão firmes, tão firmes que chegam a ser violentos e assustadores. Há apertos de mão seguros e verdadeiros, genuínos, mão na mão; verdadeiros apertos de mão. Há apertos de mão simples, nem muito curtos nem muito longos, apertos de mão que dispensam maiores cortesias, cordiais, diários. E há apertos de mão tristes, tristíssimos, desolados, desconsolados, indiferentes, que não são um aperto de mão, mas um levíssimo fugidio encosto de mão, quase infeccioso, um condenado esforço para conter a sensação de nojo, uma mão fria, sempre morta que estende e se encosta à nossa. Na verdade, um nojo de aperto de mão. Há ainda os apertos de mão para evitar os beijos. A mão meticulosa, estudada, antecipadamente estendida, distante; uma mão rápida e decidida.

E há os beijos. Há os beijos sem grande personalidade. São os primeiros beijos, indecisos, rápidos, tímidos, inseguros, quase arrependidos; uns lábios que se confundem com a mão. Há os beijos domésticos, rotineiros mas ternurentos das tias, de algumas amigas, de algumas mães, de alguma pessoas. Há os beijos carinhosos às grandes amigas, quase íntimos, confidentes, infantis e desavergonhados. Há os beijos aos restantes amigos. Estes beijos são muito variáveis naturalmente. Podem ir de um simples e honesto beijo, passando pelos beijos mais rápidos ou mais longos, mais sonoros ou não, mais carinhosos, menos carinhosos, obrigatórios mas indesejáveis, beijos com abraços, um beijo, dois beijos, três beijos, ou simplesmente um beijo que perigosa e disfarçadamente desejamos e tentamos mais perto dos lábios. Lembro-me de ter lido algures um texto que dizia qualquer coisa parecida com o seguinte: Não tente primeiro conhecer uma pessoa para depois a beijar, beije-a primeiro para decidir se a quer conhecer. Pode ser um belo argumento, não é? Já agora, beijo é substantivo abstracto ou concreto?

10 Comments:

Blogger Joana said...

Concreto, concretíssimo. Não sei se esta será a terminologia agora ensinada nas escolas devido às TLEBES. Mas, indubitavelmente concreto :) - a partir do momento que se pode ver, tocar, sentir... Excelente post, como sempre! Jinhos.

1:17 AM  
Blogger Femané said...

Concretamente direi:

Depende do ósculo.


Um beijo para você

2:57 PM  
Blogger Sardanisca said...

tr,com a nova nomenclatura gramatical,pode ser uma coisa muito mais complicada.

9:54 PM  
Blogger cbs said...

Pela excelente e exaustiva descrição, diria que o substantivo em causa varia entre o abstracto... e o concreto :)

11:18 PM  
Blogger Sinapse said...

Belíssimo post!

... ficou uma pergunta no ar ... sobre o beijo ...
... tem de ser substantivo? ... senão, com toda a liberdade gramatical, eu diria que o beijo é um adjectivo!

:))

2:10 PM  
Blogger rps said...

This comment has been removed by a blog administrator.

10:36 PM  
Blogger rps said...

Esses apertos de mau moles são nojentos.

"Não tente primeiro conhecer uma pessoa para depois a beijar, beije-a primeiro para decidir se a quer conhecer"

Isto lembra-me um cena fabulosa do Woody Alen, num filme que não sei designar. Ele conhece uma rapariga a quem convda para sair, cinema e jantar. Ela aceita. Marcam dia e hora. Ele toca à porta dela e, mal ela desce, encosta-a à parede e dá-lhe um beijo. Justifica-se: não queira passar a noite toda angustiado a pensar quando seria o momento certo para o fazer.
Mas a cena só vista...

10:41 PM  
Blogger croqui said...

...é sem dúvida um bom argumento!

...acho que é abstrato! a intenção de um beijo nem sempre é interpretada da mesma forma por quem dá e quem recebe! e pode envolver uma série de sentimentos, ou não! mas mesmo quando "não", considero abstrato!

excelente post TR, nunca tinha pensado tanto nesses simples gestos! Gosto da forma como vês as coisas, e para além delas.

ps: saudades de quem me visatava! por onde andas?!

11:21 AM  
Blogger António Conceição said...

Um beijo, esse beijo em que vocês estão a pensar, é como a Rosa de Angelus Silesius: é sem porquê.

8:03 PM  
Blogger António Conceição said...

Volta e meia esta senhora esquece-se que este é um blog de serviço público e que nós não lhe concedemos o direito de ficar dois dias sem postar.

11:10 PM  

Post a Comment

<< Home