Tuesday, October 17, 2006

Diário de dois loucos sentados à volta de um Marquês de Borba


- Proponho Marquês de Salamanca... - atiro.
Diz-me que não, que não gosta de títulos. Mas, agradece e explica que apesar de tudo “Marquês” denota nobreza. – “Conde” seria pior .
(...)
- Alentejo? O meu Alentejo? Não. Prefiro Lisboa ou Madrid porque acima de tudo são mulheres... - esclarece.

Sugere outro epíteto.
(...)
No meio da confusão insinua que tenho algum afecto pela British Petroleum e que acabo de provocar um incêndio. Pasmo. Eu, pirómana? E rio, rio muito, muito mesmo! Não lho disse, não era importante, mas metaforicamente tenho realmente algum afecto pela British Petroleum.

Acaba a falar de Salazar e António Ferro em termos - rigorosamente históricos - ressalva. Parece-me que não os ama, nem os odeia. Compara épocas, enumera factos, analisa, critica, insulta, aponta ideias, aponta ideais e fala do milagre das rosas... Escarnece do entretém actual de busca da ilustre figura de Portugal. Sinto no sorriso um lamento que se torna evidente na sua análise: muito poucos saberão o lugar de destaque que o primeirio ocupa na história do país, e o lugar que ocuparia certamente o segundo se não tivesse morrido tão novo.

Prometo. Da próxima vez, não será alentejano!
(Dedicado ao Bernardino Pacheco em prosa porque não sei fazer poemas)

2 Comments:

Blogger António Conceição said...

Eu também tenho o cartão de pontos da BP. É o meu cartão favorito. Mas é um amor recente. Antigamente era da Mobil. A minha irmã era da Sacor.
António Ferro é o pai das Pousadas de Portugal. Ao contrário de Salazar, era fascista.

10:45 PM  
Blogger TR said...

hahahahahahaha. Eu não tenho cartão de pontos da BP. Tenho da Galp, o fast woman. A minha irmã não tem carro sequer e o meu irmão não faço a menor ideia.

12:21 AM  

Post a Comment

<< Home