Saturday, November 04, 2006

A boa aluna

A Ministra da Educação é uma boa aluna. Tem todas as suas energias concentradas nesta guerra à qual chama "divergência" com os professores. Não se desvia um mílímetro do objectivo. Fá-lo como se a qualidade no ensino dependesse apenas de um agente - os professores - e como se estes fossem a origem e o fim de todos os males na educação. A Senhora Ministra e o seu Ministério não fazem a menor ideia de como pegar no problema da falta de qualidade do ensino, mas parecem ter encontrado o "bode" certo. Encontraram na divisão e fragilidade da classe dos professores o motivo ideal para, pela sua dimensão, gerar grande confusão mediática parecendo que, com enorme esforço e diálogo, se fazem grandes e substanciais alterações, sem na verdade se alterar nada de substancial para a melhoria da qualidade do ensino. A Senhora Ministra tenta convencer-nos de que os maus resultados no ensino devem-se essencialmente à falta de trabalho e irresponsabilidade dos professores ou então que resolvendo este problema, a maior parte do vasto problema do ensino fica resolvida. Toma a parte pelo todo deliberadamente, e toma os professores, os pais dos alunos, e a nós todos por idiotas. Neste momento, é evidente que o que preocupa à Ministra da Educação não é a melhoria da qualidade do ensino, se é que esta alguma vez foi prioridade, mas antes vencer esta batalha que decidiu travar contra os professores, com apoio do governo.


5 Comments:

Blogger Siddharta said...

Tem razão em tudo o que diz excepto quando adjectiva a classe dos professores como "frágil" e "dividida".
Gostava de vê-la com a mesma objectividade a apreciar a actuação dos sindicatos nesta matéria.

1:02 AM  
Blogger Lourenço Viana said...

Eu já começo a achar que não há culpa, que as causas são um pouco gerais, e que precisávamos de fazer com que as pessoas (todas!) gostassem de saber. Tivessem verdadeiro gosto e prazer ao aprender. Acho que é isso que falta. Gosto.

10:18 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eu acho que há bons e maus professores e boas e más escolas. Pode parecer simplificação a mais mas passa quase tudo por aqui.
Gostava de ter visto os professores a lutarem, como têm feito agora, por uma melhor política de educação.
Mas falarem disso agora que lhes estão a tirar regalias é que acho confuso.
É sempre muito injusto quando se tem de generalizar.
Há escolas públicas com óptimos resultados.

5:02 PM  
Blogger TR said...

Eu não digo em nenhum momento que os professores são todos bons ou todos maus. Penso efectivamente que a classe é frágil e pouco ou nada unida. Quanto aos sindicatos penso que são apenas um motivo do qual os professores se devem envergonhar. Neles, por exemplo, podem-se procurar muitos maus professores, ou professores irresponsáveis. Os professores não serão mais competentes com horários que os obriguem a estar mais tempo numa escola onde não se reunem boas condições para que lá se trabalhe; não serão mais competentes por manter alunos que não são seus dentro de uma sala de aula; não serão mais competentes se não tiverem condições nomeadamente materiais que lhes permitam trabalhar mais; não conseguem ser sempre competentes com turmas de 30 alunos; etc, etc, etc. Estas medidas que a Sra Ministra está a tomar devem visar outra coisa que não a melhoria do ensino. A minha questão é saber o que é que a senhora Ministra pensa estar a melhorar com estas medidas; a minha questão é saber se a Senhora Ministra se preocupa em fornecer às escolas dos nossos filhos os recursos necessários para que os professores trabalhem melhor e possam passar mais tempo na escola, por um lado; e os nossos filhos estejam numa escola onde gostem de estar e onde possam efectivamente estudar acompanhados, por outro; A minha questão é saber por que motivo não se preocupa a Sra Ministra em desenvolver critérios de avaliação de desempenho dos professores; a minha questão é saber se a Sra Ministra tem consciência da burocracia medonha a que um professor é submetido se tiver um aluno indisciplinado e malcriado, por exemplo; a minha questão é perceber se a Sra Minsitra já percebeu que na generalidade dos casos cada professor da mesma turma trabalha para seu lado há anos a fio, em boa parte porque os programas foram concebidos sem a menor articulação entre si, por exemplo; mas o que francamente me parece é que a Sra Ministra encontrou um bode que por ser gigante, complicado e desunido lhe assegura trabalho aparente durante muito tempo. Se os professores são assim tão maus em todos os ciclos de ensino e são eles a causa dos maus resultados, então obriguem-se os professores a fazer exames de X em X tempo. Os problemas com excesso de professores ficava de imediato resolvido.

8:05 PM  
Blogger ZekezCarvalho said...

Por concidência, com um intervalo de 24 horas, tanto eu, no blog onde alinhavo uns desconchavos, como a TR aqui, escrevemos sobre a snr.ª ministra da educação textos fortemente críticos. Ao que julgo nenhum de nós lecciona. Assim, este tipo de impressão parece estar a alastrar na sociedadade porrtuguesa. Os responsáveis máximos pelas deficiências do estado do ensino secundátrio em Portugal são aqueles a quem o Pirata Vermelho se refere no penúltimo cometário que fez a este post. O outro grande factor de desestabilização da escola foi a pretensão política de que graves disfunções sociais e familiares de uma crescente percentagem dos alunos fossem resolvidas dentro do sistema escolar, por quem não tem preparação, poderes ou meios para o conseguir fazer eficazmente (os professores).

9:09 PM  

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