Wednesday, July 12, 2006

Notas soltas

Vi ao fim da tarde um bocadinho do Debate da Nação na Assembleia da República e vi, logo de seguida, os principais momentos no telejornal. Do que vi, retiro algumas notas soltas:

1º - Não houve ar condicionado na Assembleia da República num dia como hoje. Não funciona. O Primeiro Ministro estava encharcado. Somos mesmo do terceiro mundo. No Inverno morremos de frio e no Verão morremos de calor.

2º - Ainda que me custe, tenho de elogiar o Primeiro Ministro, porque o Primeiro Ministro, José Sócrates, quando comparado com a oposição, é superior. Esteve bem no debate de hoje. Teve um discurso muito bem articulado, bem pensado, bem estudado, concreto, com dados, discurso que aliás, o caracteriza; pode dizer inúmeros disparates, mas é convicto e trabalhador. A oposição é uma verdadeira tristeza com um discurso maioritariamente abstracto, sem propostas, e com inúmeras acusações sem fundamentação. É o acusar por acusar sempre na esperança de conseguir, numa golpada de sorte, acertar no assunto, dar-lhe o ar sério e grave de drama, culminar com uma piada, um sorriso, acenos e olhares cúmplices para os colegas de bancada e astutamente desarmar o governo. São péssimos. Marques Mendes a recorrer-se da Selecção de Futebol para agredir, sem sucesso, o governo; Jerónimo de Sousa a acusar o governo de favorecer a oposição de direita; o CDS com Pré Sócrates, Pós Socrates e Durante Sócrates, e o Bloco de Esquerda a confirmar que foram criados 35mil postos de trabalho. A todos o PM respondeu à letra, sem fugir a nada e sem gaguejar uma única vez. Esteve em forma.

3º- Enquanto destilavam todos os parlamentares e os senhores ministros do governo, incluindo o Exmo Ministro da Administração Interna, sentado, calmo e sempre com aquele seu sorriso de escárnio para a oposição e para o mundo em geral, o país ardia, literal e verdadeiramente, sem que houvesse uma única palavra sobre o assunto.

4º- Posteriormente ao debate, na SIC Notícias, ouvi o Ministro da Presidência responder a algumas questões e corresponder aos sorrisos excessivos de Mário Crespo. O Ministro da Presidência, se repararem com atenção, passou a usar o mesmo tom, ou a mesma entoação, a mesma melodia, as mesmas pausas e alguns tiques do PM José Sócrates. O Primeiro Ministro é um líder!

3 Comments:

Blogger patchouly said...

Admiro-te a paciência tr. Eu já não os consigo ouvir. Mas tenho a sensação que tens razão nessa tua análise, principalmente no que à qualidade das oposições diz respeito.

11:31 PM  
Blogger António Conceição said...

"...tenho de elogiar o Primeiro Ministro, porque o Primeiro Ministro, José Sócrates, quando comparado com a oposição, é superior."

Bem, não é difícil. Basta existir, para já ser superior à oposição.

12:14 AM  
Blogger croqui said...

excelente post!

O Primeiro Ministro é um mesmo um líder, e com pelo menos um pouco mais (bem mais, mas talvez ainda não o suficiente) do que tem faltado aos anteriores, que é coragem política...

E é mesmo trabalhador, porque nem precisava de se matar tanto pois a oposição é mesmo uma verdadeira tristeza!

11:54 AM  

Post a Comment

<< Home