Friday, January 13, 2006

Não suporto ouvir:

por exemplo:

está muita gira!
é muita gorda!
parecia muita espantado!

etc.
etc.
etc.

Acho horrível!

8 Comments:

Blogger Art&Tal said...

a dar recadetes

é giro

e falou alto

azul ...

quem bem lhe fica

7:25 PM  
Blogger TR said...

holeart, é que não gosto mesmo nada de ouvir!

8:00 PM  
Blogger TR said...

NUNO!!!!!!!!!!!!!!!!, estou muito espantada com esta visita. Creio ao 40º mail a convidar-te para espreitares, acedeste, o que, diga-se de passagem, é uma grande vitória atendendo a que não tive de falar contigo pessoalmente!!! O que me entristece é que depois de tantos almoços e lanches na tua companhia ainda aches apenas graça, a que alguém exija um café curto, quando pede um café curto e quando paga pelo que pede. Eu e o "deixe lá, fica prá próxima! nunca nos cruzámos... Quanto ao Nabeiro, por acaso até gostava de falar com ele.... tu por acaso...??? não?

Gostei da tua visita!
bjs TR

8:07 PM  
Blogger António Conceição said...

Bem, eu sou do Porto. Aqui diz-se sempre muito. Mas a sua crítica está muita bem apanhada.

Já agora, gostava de conhecer a tal teoria que não pega, a que se refere Nuno Silva.
Café sem açucar? Desculpe, TR, mas prefiro tosta mista sem queijo.

9:26 PM  
Blogger K. said...

Quando vivi em Lisboa custava-me ouvir algumas dessas expressões. Não que no Porto a variante local seja muito melhor, muitas vezes é indizível. :)

Quanto ao café, sorri quando li o que o Nuno escreveu porque eu também o peço assim, unicamente com a diferença do açúcar.

11:34 PM  
Blogger TR said...

No POrto não se diz "MUITA giro" ? Pensei que a expressão fosse generalizada ao país, até porque os adolescentes por cá, usam TODOS o advérbio sempre no feminino. Mas não são apenas os adolescentes, os adultos, as tias, há imensa gente a dizer a mesma asneira. Está muito na moda. Hoje de de tarde na rua encontro uma vizinha muito, muito tia, já perto dos 50 anos que adora as minhas filhas e diz-me "Tresinha querida, ontem vi a sua Nonó (detesto que lhe chamem Nonó, fiquei logo irritada), ela 'stá MUUUITA gira!! E eu respondi: POis é, a LEONOR está MUITO bonita! Não resisto a fazer uma breve, delicada e subtil correcção. Fico melhor comigo, muito embora saiba que ela não ouviu e se ouviu, não consegue já perceber. É mais forte do que ela.
Já detestava o "É assim:..."; o "prontos" deixava-me louca de nervos. Tenho outra que aguento menos mal porque é muito usada no meio profissional, por exemplo, "Teresa, eu percebo a sua ideia, mas não concordo nada, 'stá a ver?"; ou então: "azul fica MUITA giro, mas eu prefiro o encarnado, 'stá ver?" o ...'stá ver" entra onde faz sentido e onde não faz. Não chega a ser uma expressão idiomática ao que creio saber, mas ianda vou investigar. É que na maior parte das vezes é empregue sem o menor sentido, apenas como complemento nulo de troço de discurso...

12:18 AM  
Blogger TR said...

Caro Funes,
A questão da teoria tem a ver com a sua aplicação na prática, que neste caso concreto, reconheço não ser tarefa simples. Um café quando é realmente bom, bem tirado e de um bom lote, tem aroma, tem espessura, e tem sabor, que nada tem a ver com o sabor amargo e ácido dos cafés que vulgarmente se encontram por aí.
Na minha opinião, o café Delta é o melhor do mercado; se provar um café do Lote Diamante por exemplo, bem tirado, vale muito a pena provar sem açucar. Não é amargo, tem sabor, é bom...até o paladar se aprende.

A generalidade do café, é mau em todo o lado. É pro isso que o Nuno continua a pôr açucar. Conheço até quem ponha dois pacotes. Eu se tiver de tomar uma café Buondi, talvez tenha de pôr três pacotes de açucar... pior que aquilo não há. É café que até chocolate leva...

12:34 AM  
Blogger Dinamene said...

Eu sempre bebi café sem açúcar, chá sem açúcar, leite sem açúcar, embora não dispense o "jindungo", vulgo piri-piri.

2:33 PM  

Post a Comment

<< Home