Friday, October 27, 2006

O corte, a cultura e as cidades

Corte na cultura? Não. Trata-se de uma oportunidade de ouro perdida que muito pouco tem a ver com a cultura.

Mas, se o argumento da Senhora Ministra é "o facto de aqueles projectos não terem contribuído para a formação e fidelização de público", então vai ter de preparar muitos anúncios de cortes similares.

5 Comments:

Blogger Unknown said...

Ouvi dizer que a Orquestra Nacional do Porto (ONP) ia acabar. Será que ouvi bem?

1:25 AM  
Blogger Art&Tal said...

o rui rio chama o dino meira e pronto.

portugal só tem a via turistica e isso passa pela oferta cultural
o resto... É TRETA.

o engº socrates é um asno se fizer isso.

8:06 AM  
Blogger rps said...

Tivesse lá uns amigalhaços a quem dar uma sinecura e tudo se arranjava.

12:59 PM  
Blogger Siddharta said...

Discordo em praticamente tudo o que esta ministra da cultura faz.
Fiquei-lhe com "gana" desde o imbróglio em que se afundou a propósito do "Túnel de Ceuta".
Mas, parece-me que as "Capitais nacionais da cultura" foram sempre uma oportunidade para as autarquias fazerem às custas do ministério da cultura aquilo que lhes competia fazer.
Nada impede que uma autarquia com o mínimo de imaginção faça um programa cultural ao nível da "capitais nacionais da cultura".

3:07 PM  
Blogger sem-se-ver said...

impede sim, siddartha: o dinheiro e o fôlego de uma capital nacional da cultura. que é iniciativa do governo, não de uma autarquia. não consegue descortinar a diferença? inclusive da dimensão política da coisa?

dito de outra maneira: coloca vc também esse tipo de objecção às capitais europeias da cultura? ou aí, porque foram Lisboa e Porto as eleitas, o argumento já não colhe?

pena é que, pelo contrário, haja depois uns imbecis, como o rui rio, que tenham a lata de entregar a privados o esforço que o Estado fez - com o dinheiro dos contribuintes, como soe dizer-se - a privados, por se demitir de apoiar uma das equipas mais competentes que este país criou de programação cultural (capitaneada por Isabel Alves Costa); sim, refiro-me à Culturporto e ao Rivoli em particular.

vamos ser mais ponderados nas críticas que fazemos àquilo que conhecemos mal face à (des)informação manipulada por secretos ou menos secretos desígnios locais, regionais ou nacionais?

informarmo-nos e depois opinarmos? algo que a ministra não fez, aliás?

abraço

11:32 AM  

Post a Comment

<< Home